Notícias > CE pública últimas estimativas de colheita para cereais e oleaginosas
  Voltar Imprimir
 

 

 
  CE pública últimas estimativas de colheita para cereais e oleaginosas

A Comissão Europeia publicou a última informação de previsões a curto prazo para a colheita de cereais e oleaginosas.

Para o trigo branco estima uma colheita a nível da União Europeia (UE) de 144,6 milhões de toneladas, cerca de quatro milhões abaixo do ano passado, uma quebra em consequência de uma menor superfície cultivada, -1 por cento, devido aos baixos preços e menores rendimentos, -2 por cento e devido a um Verão seco e quente. A França alcançou uma colheira recorde de 40 milhões de toneladas e de boa qualidade.

O único cereal cuja produção aumentou na UE foi o trigo duro, com mais 4,8 por cento, atingindo oito milhões de toneladas. Os bons preços e as ajudas associadas em alguns países levou a um aumento das culturas, de mais 4,6 por cento nos principais países produtores, como Espanha, Itália e França, à excepção da Grécia.

Em relação à cevada, a Comissão prevê uma redução de 2 por cento até um total de 59 milhões de toneladas, sobretudo devido aos menores rendimentos. As maiores descidas registaram-se na Alemanha e na Roménia.

Para o milho espera-se uma redução de 25 por cento frente ao ano anterior, até as 58,4 milhões de toneladas, o valor mais baixo desde 2010, devido à descida de -22 por cento nos rendimentos, seca e -3 por cento de área cultivada.

No que diz respeito às oleaginosas, a Comissão estima uma redução de 13 por cento na produção até 30,8 milhões de toneladas. A colza desceu 13 por cento até um total de 21,1 milhões de toneladas e o girassol em 14,5 por cento, até 7,7 milhões, enquanto a soja compensou parcialmente estas descidas, com um aumento de 6,5 por cento, até 2 milhões de toneladas.

As quebras nas oleaginosas deve-se aos menores rendimentos, com -10 por cento na colza; -15 no girassol e -18 por cento na soja, já que a superfície manteve-se constante.

Fonte: Agrodigital

 
 
09-10-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares