Notícias > Produção de maçã e de tomate para a indústria fixam recordes
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Produção de maçã e de tomate para a indústria fixam recordes

As campanhas de tomate para a indústria e de maçã estabeleceram recordes históricos, enquanto a produção de pêra registou perdas de 30 por cento, segundo números divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com o relatório das “Previsões Agrícolas”, em 31 de Outubro, nas principais pomóideas a campanha decorreu de forma distinta: «na maçã atingiu-se, pela primeira vez nas últimas três décadas, uma produção acima das 300 mil toneladas». Pelo contrário, na pêra, as condições climatéricas adversas e os problemas fitossanitários condicionaram o desenvolvimento dos frutos, «registando-se perdas de produção que atingiram os 30 por cento face ao ano anterior».

O aumento em cinco por cento da produção de kiwi «ficou aquém das expectativas, refletindo os prejuízos provocados pela precipitação e ventos fortes na fase de botão floral».

Quanto às culturas temporárias, o Instituto Nacional de Estatística (INE) refere «a produção record do tomate para a indústria, em 1,7 milhões de toneladas» e o quarto ano consecutivo de aumento de produção de girassol, em 21 mil toneladas. Por oposição ao recorde na produção de tomate e à progressão no girassol, «a produção de milho deverá rondar as 713 mil toneladas, com -21 por cento que em 2014, diminuição que se deveu essencialmente à redução muito significativa da área semeada», explica o organismo público.

As previsões do INE apontam ainda para aumentos de produtividade dos olivais, em mais 25 por cento na azeitona para azeite e 15 por cento na azeitona de mesa, face a 2014, com a precipitação dos últimos meses a promover o aumento do calibre dos frutos nos olivais de sequeiro.

Também a produção vitivinícola beneficiou das primeiras chuvas outonais, com mais 10 por cento que na vindima anterior, com mostos de qualidade, bem como a castanha, que deverá recuperar da fraca campanha de 2014, alcançando as 24 mil toneladas de produção.

Fonte: Dinheirodigital

 
 
19-11-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares