Notícias > CIC: Existência de cereais superam em 30 por cento a média desde 2002
  Voltar Imprimir
 

 

 
  CIC: Existência de cereais superam em 30 por cento a média desde 2002

O Conselho Internacional de Cereais estima uma produção mundial em torno de 1.1996 milhões de toneladas e um consumo de 1.991 milhões, o que deixa existências de 545 milhões de toneladas, de acordo com a última informação de Novembro. O valor de existências supera em quase 30 por cento a média desde 2002.

 

A previsão para a produção mundial de trigo não regista praticamente alterações em relação a Outubro, mantendo-se no recorde de 726 milhões de toneladas. O consumo aumenta em um por cento, para 720 milhões de toneladas.

 

As existências finais descem um milhão em relação a Outubro, mas crescem sete milhões de toneladas frente ao valor de 2014 e continuam a atingir um recorde. As dos principais exportadores assinalam o seu nível máximo de cinco anos, com 69 milhões de toneladas.

 

A estimativa da produção mundial de trigo duro aumenta em 600 mil toneladas em relação a Outubro, para situar-se em 37,3 milhões, sendo 12 por cento maior que a colheita de 2014. Esta melhoria deve-se às maiores colheitas na União Europeia, Norte de África e nos Estados Unidos. Mas, apesar das existências poderem ser maiores que as da campanha anterior, ainda continuam escassas. Com uma relação existência/consumo em 16,32 por cento, trata-se do valor mais baixo dos últimos quatro anos.

 

A previsão para a produção mundial de milho situa-se em 967 milhões de toneladas, com menos três milhões em Outubro e menos 46 milhões que em 2014. A seca na China favoreceu esta redução.

 

Para o consumo, espera-se menos 1,3 por cento em comparação com a campanha anterior, devido à concorrência de outros cereais. Os principais exportadores cintam com stocks de 60 milhões de toneladas, o que é uma quantidade tranquilizadora, apesar de 50 por cento encontrar-se na China.

 

Recorde para o comércio mundial com 125 milhões de toneladas, com destaques para o papel do Brasil, que já exporta 25 por cento de todo o milho.

 

Fonte: Agrodigital

 
 
24-11-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares