Notícias > União Europeia lidera exportações mundiais de carne de porco
  Voltar Imprimir
 

 

 
  União Europeia lidera exportações mundiais de carne de porco

A União Europeia continua a liderar as exportações mundiais de carne de porco e não apenas em quantidade mas também em crescimento absoluto.

Nos primeiros nove meses do ano, a União Europeia (UE) exportou 2,25 milhões de toneladas frente aos 2,12 milhões no mesmo período do ano anterior, o que supõe um crescimento de 5,76 por cento, mais 127 mil toneladas.

Em Setembro, as exportações cresceram 7,6 por cento. Os europeus beneficiaram da favorável taxa de câmbio euro/dólar. O principal cliente da UE é a China com 34 por cento das importações, seguida pelo Japão, com nove por cent. Enquanto a China aumentou as importações comunitárias em 51 por cento, Hong Kong reduziu as mesmas em 33 por cento.

Os Estados Unidos da América (EUA) é o segundo país exportador mundial, mas muito abaixo da UE, com 1,58 milhões de toneladas entre Janeiro e Setembro de 2015. Ao contrário da UE, os EUA reduziram as suas exportações em 3,6 por cento, em relação ao período homólogo de 2014, quando exportaram 1,64 milhões de toneladas. O crescimento das exportações em Setembro, com mais seis por cento, não compensaram a tendência em baixa no resto do ano.

O Canadá, que exporta menos de metade que os EUA, também viu as suas saídas a reduzirem, de 850 mil toneladas nos nove primeiros meses do ano de 2014 para 828 mil em 2015, -2.6 por cento. O Brasil foi o exportador que mais cresceu, com mais 9,5 por cento, passando das 307 mil para 336 mil toneladas.

Fonte: Agrodigital

 
 
25-11-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares