Notícias > CE considera acordo comercial entre UE e Vietname muito vantajoso para agricultura comunitária
  Voltar Imprimir
 

 

 
  CE considera acordo comercial entre UE e Vietname muito vantajoso para agricultura comunitária

A União Europeia e o Vietname finalizaram as negociações de um Tratado de Livre Comércio. A Comissão considera que este acordo tem muitas vantagens para a agricultura comunitária, já que após um prazo de 10 anos da entrada em vigor, 99 por cento do comércio será liberalizado.

Em particular, a Comissão prevê bons resultados para os sectores ofensivos da União Europeia (UE), como o vinho e licores, cuja liberalização será total em sete anos, lacticínios, entre três a cinco anos; carne, de três a 10 anos, frutas e hortícolas, de três a cinco anos e produtos agrícolas transformados, de cinco a sete anos.

Ao mesmo tempo, a União Europeia (UE) conseguiu cobrir os seus sectores mais sensíveis como o arroz, amido e açúcar, em virtude de contingentes alfandegários e ainda a protecção de uma lista de 169 nomes de indicações geográficas da UE.

O Tratado de Livre Comércio (TLC) define um precedente para outros acordos comerciais que encontram-se e, fase de negociação, como o Japão, ou na região, com outros países, como a Malásia e as Filipinas.

Este e o segundo acordo de livre comércio negociados com um parceiro do sudeste asiático, depois da Singapura. A União Europeia também tem um TLC com a Coreia em vigor desde Julho de 2011.

Fonte: Agrodigital

 
 
09-12-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares