Notícias > CE favorável às orientações da UE para avaliar aptidão de suínos para transporte
  Voltar Imprimir
 

 

 
  CE favorável às orientações da UE para avaliar aptidão de suínos para transporte

A Comissão Europeia congratula-se com orientações práticas da União Europeia para avaliar a aptidão de suínos para transporte.

As orientações da União Europeia para avaliar a aptidão para o transporte de suínos, com o objectivo de ser uma ferramenta extra à disposição dos profissionais para garantir um elevado nível de transporte de suínos, elaboradas por um grupo de partes interessadas da União Europeia do sector agro-alimentar, veterinários, de transporte rodoviário e de bem-estar animal, foram bem recebidas pela Comissão Europeia.

As medidas surgem após dois anos de trabalho pela UECBV,Copa e Cogeca, Eurogroup for Animals, da Animals 'Angels, FVE, IRU, ELT, e INAPORC e Cooperl Arc Atlantique.

«Embora o papel da legislação europeia seja essencial na definição das regras harmonizadas para proteger o bem-estar dos animais, orientações como estas que explicam como essas regras devem ser realizadas na prática são cruciais», disse. Gavinelli, o chefe da Unidade do Bem-Estar Animal da DG SANTE, referindo que «essas orientações comuns vai ajudar todos os responsáveis para trabalhar em conjunto de forma a garantir um elevado nível de bem-estar dos animais transportados».

As directrizes em questão são projectadas para serem facilmente entendidas e ajudar no aconselhamento para profissionais envolvidos no transporte de suínos, para além de pretenderem um complemento com a legislação em vigor da União Europeia

As orientações não representam a situação real na Europa, mas dão conhecimento de uma lista abrangente de situações que podem ocorrer e condições que podem causar num animal classificado como impróprio para o transporte para ajudar os operadores a garantir o bem-estar animal

As medidas podem ser visuais e utilizar fotografias e desenhos, textos simples para ajudar todos os operadores a decidir sobre a adequação dos suínos ao transporte e garantir um elevado nível de bem-estar dos animais durante a deslocação é do interesse de todos.

O transporte de animais sem estarem aptos para o mesmo só causa sofrimento para além de serem alvo de penalidades, perdas financeiras e da retirada da autorização do transportador e/ou o motorista.

O objectivo principal das orientações é assegurar um elevado nível de bem-estar animal e também úteis para melhor proteger a saúde e a segurança de todos os envolvidos no processo de transporte.


Fonte: Copa-Cogeca

 
 
01-02-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares