Notícias > Ranking da FranceAgrimer dos países mais competitivos na exportação de trigo
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Ranking da FranceAgrimer dos países mais competitivos na exportação de trigo

A FranceAgrimer elaborou um estudo para analisar quais são os países mais competitivos na exportação de trigo, o qual examina 60 indicadores reagrupados em torno de seis eixos.

Cada eixo representa um dos aspectos da competitividade, como o potencial de produção, factores agroclimáticos, conquista de mercado, pasta de mercado, organização do sector e macro-economia.

Todos estes aspectos foram pontuando nos 12 países analisados, nomeadamente, da União Europeia, a Alemanha, Reino Unido, França, Bulgária, Roménia e fora do bloco europeu a Argentina, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão e Austrália.

O ranking de competitividade é liderado pelos Estados Unidos, que beneficia de uma regulamentação e factores macro-económicos favoráveis, apesar da superfície destinada ao trigo ter reduzido nos últimos 10 anos. Contra si tem um clima desfavorável e pouca diversificação.

Em segundo lugar está o Canadá, que beneficia pela qualidade do seu trigo e da diversidade de compradores, apesar do pouco apoio que recebe a produção e também um clima desfavorável.

Na terceira posição do ranking situa-se a Austrália com um clima favorável e um potencial importante de produção, seguida pela Alemanha e em quinto a França.

Fonte: Agrodigital

 
 
24-02-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares