Notícias > Entregas de leite na UE aumentaram 5,5 por cento em Dezembro de 2015
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Entregas de leite na UE aumentaram 5,5 por cento em Dezembro de 2015

Em Dezembro, as entregas de leite na União Europeia aumentaram 5,5 por cento em relação ao período homólogo de 2014. Apesar da situação de preços baixos, foi o mês de 2015 que registou o maior aumento, de acordo com os dados do Observatório do Mercado do Leite.

No conjunto do ano, as entregas cresceram 2,5 por cento em comparação co 2014, o que mostra que a Comissão Europeia ficou muito aquém das suas estimativas iniciais em relação ao impacto do fim das quotas na produção de leite, a qual previu que este seria pequeno e que a produção apenas passava por um aumento de um por cento.

A maioria dos países aumentaram a sua produção, apesar de sete terem reduzido, com destaque para a Roménia, com uma quebra de oito por cento. A Grécia, Estónia, Bulgária, Hungria, Chipre e a Suécia registaram reduções abaixo dos dois por cento.

Os países com aumentos foram a Irlanda, com mais 13 por cento; Luxemburgo, mais nove por cento e a Bélgica e Holanda, em torno dos sete por cento. Dentro dos Estados que mais colaboraram para o crescimento da produção de leite na União Europeia estão a Holanda, Irlanda, Alemanha e o Reino Unido.

A maior produção de leite em 2015 traduziu-se em mais produção de leite desnatado em pó, de mais 8,1 por cento; manteiga, mais 4,7; queijo, mais 1,4 e leite fermentado, com mais 0,9 por cento.

Pelo contrário, desceu a produção de leite inteiro em pó, -3,5 por cento, leite concentrado, -2,5 e leite líquido, com -2.1 por cento.

Fonte: Agrodigital

 
 
29-02-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares