Notícias > COPA e COGECA no Japão para estabelecer acordo de livre comércio até final do ano
  Voltar Imprimir
 

 

 
  COPA e COGECA no Japão para estabelecer acordo de livre comércio até final do ano

Os presidentes do Copa e da Cogeca reúnem, no Japão, com funcionários de alto nível para promover os produtos e o comércio agrícola da União Europeia e esperam poder estabelecer um acordo de livre comércio no final do ano.

 

Na reunião, que decorreu em Tóquio, participaram o presidente da COGECA, Thomas Magnusson, o presidente do COPA, Martin Merrild e o secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, assim como os dois presidentes das comissões de Agricultura do parlamento japonês, o presidente do sindicato agrícola japonês e representantes da indústria. Este encontro decorre após a visita à Ásia do comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, para reforçar as medidas de promoção no sector agrícola da União Europeia (UE).

 

No final do encontro, o presidente da COGECA (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia), organização da qual a CONFAGRI faz parte, destacou a importância das cooperativas no sector agro-alimentar e a integração dos agricultores nas mesmas para melhor comercializarem os seus produtos. Thomas Magnusson felicitou o forte movimento cooperativo no Japão e destacou a importância de investir e desenvolver produtos agrícolas inovadores que respondam às exigências doa consumidores. O responsável considera que as exportações europeias podem complementar e reforçar o mercado japonês com produtos de valor adicional, sem pôr em causa os preços no produtor. Congratulou o compromisso entre as duas economias para concluir as negociações no final do ano, assinalando a importância de um acordo comercial bilateral ambicioso com o Japão.

 

Por seu lado, o presidente do COPA, disse que a visita a Tóquio visa promover os produtos e o comércio agrícolas da União Europeia no quadro das negociações bilaterais de livre comércio entre a UE e o Japão. Acreditam que um acordo comercial ambiciosos pode beneficiar as economias e os sectores agrícolas das duas partes. As conversações têm sido francas e abertas e partilham os mesmos objectivos, os quais, garantir um sector agrícola sustentável com alimentos seguros e de alta qualidade e defendem uma intensificação dos investimentos no sector agrícola e aumentar o rendimento dos jovens para assegurar a viabilidade do sector no futuro.

 

Merrild afirmou ainda que as negociações centraram-se, em particular, no comércio de lacticínios transformados, como o queijo, a carne de porco e o vinho, assinalando que o COPA e a COGECA acreditam que a abertura do mercado japonês beneficiaria em particular os sectores europeus da carne e dos lacticínios, assim como o vinho e produtos transformados de alto valor. Dão prioridade nas negociações à eliminação de barreiras comerciais não-tarifárias e redução da burocracia, que aumentam significativamente os custos para os operadores e podem, efectivamente, bloquear as exportações comunitárias.

Fonte: COPA-COGECA

 
 
29-04-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares