Notícias > Exportações de frutas e hortícolas nacionais somam e seguem
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Exportações de frutas e hortícolas nacionais somam e seguem

As exportações de frutas e hortícolas portugueses registaram um crescimento de 24 por cento em 2015, atingindo uma valor de 570 milhões de euros. Os dados são do mais recente estudo “Frutas e Produtos Hortícolas” da Informa D&B, que revela que «se recuarmos até ao início da década, este crescimento das exportações é de mais de 80 por cento, já que o sector exportou 313 milhões de euros em 2010».

Espanha permanece o mercado mais importante para as exportações de hortofrutícolas nacionais, com uma quota de 40 por cento sobre o total destas exportações em 2015. Logo de seguida surge os mercados da Holanda e de França, com quotas de 10 e 11 por cento, respectivamente. Já no diz respeito às importações, Espanha volta a surgir com destaque, com uma quota de 61 por cento em 2015.

No global, a produção portuguesa de frutas e de produtos hortícolas foi de 2 150 milhões de euros, mais 2,5 por cento do que no período homólogo. A superfície cultivada, por sua vez, ficou-se nos 122 640 hectares, mais 8,1 por cento do que no exercício anterior, com 40 pontos percentuais (p.p.) da superfície total dedicada a “frutos não cítricos”, 16 p.p. dedicada aos citrinos e 44 pontos para os produtos hortícolas.

«No sector de produção de frutas e produtos hortícolas existe uma elevada aptomização da oferta. Estão identificados cerca de 15 mil produtores, que geram mais de 23 mil postos de trabalho. Na área da comercialização grossista operam pouco mais de duas mil empresas, com um quadro de pessoal global de aproximadamente 10 mil trabalhadores. Neste escalão predominam também as sociedades de reduzida dimensão, com 90 por cento das empresas com menos de 10 trabalhadores», conclui o estudo sectorial.

Fonte: vida rural

 
 
19-05-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares