Notícias > 83 por cento do consumo mundial de azeite ocorre nos países produtores
  Voltar Imprimir
 

 

 
  83 por cento do consumo mundial de azeite ocorre nos países produtores

Mais de 83 por cento do consumo mundial de azeite ocorre nos próprios países produtores, segundo o estudo sobre o sector internacional do azeite apresentado pelo vice-presidente executivo de GEA Iberia, Juan Vilar.

Na sua intervenção, o presidente da GEA Iberia, destacou a actual expansão do consumo de azeite por familiaridade, ou seja, «em primeiro o país adere ao consumo e posteriormente se a geografia e o terreno o permite, começa a produzir o seu próprio azeite, o que leva a um aumento do consumo necessitando de importar massivamente o mesmo».

Um claro exemplo deste processo, são países como o Brasil, China ou a Arábia Saudita que, antes de produzirem aumentaram o seu consumo de azeite acima dos 100 por cento nos últimos anos.

Por esta razão, sublinha que a incorporação de novos países produtores de azeite não supõe uma ameaça para os grandes produtores tradicionais, mas sim uma oportunidade para comercializar os seus excedentes. Actualmente, no total há 47 países produtores de azeite dos cinco continentes, embora Espanha, Itália, Grécia, Tunísia e Síria aglutinem 80 por cento da produção mundial.

Quanto às tendências de consumo, o azeite já se consome em 169 países, com Itália, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Síria e Turquia concentrem mais de 63 por cento do total internacional. Estes números têm como referência as estatísticas das dez últimas campanhas.

Tendo em conta os excedentes médios da última década, Espanha, Grécia, e Tunísia acumulam mais de um milhão de toneladas de média, pelo que «estes três países deviam trabalhar de forma estratégica para potenciar em conjunto o consumo internacional, com prioridade para o consumo interno, pois os efeitos são imediatos e os recursos menos usados, sobretudo nos seus respectivos países, para competirem entre si no mercado global, assinalou Vilar.

Fonte: Agrodigital

 
 
25-05-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares