Notícias > Comissão Europeia prorroga por 18 meses autorização de glifosato
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Comissão Europeia prorroga por 18 meses autorização de glifosato

A Comissão Europeia prorrogou por 18 meses a autorização do glifosato, perante a falta de acordo entre os Estados-membros decidiu adoptar a sua última proposta.

Assim, a Comissão decidiu prorrogar a autorização do glifosato por 18 meses, tendo em conta que a actual, que termina esta quinta-feira, dia 30 de Junho, prolonga até 31 de Dezembro de 2017.

De início, a Comissão Europeia (CE) propôs prorrogar a autorização durante 15 anos, mas sem a maioria necessária no mês corrente, Junho, de forma a desbloquear a situação, o comissário de Saúde Pública, Vytenis Andriukaitis, apresentou uma nova proposta, que consistia em prolongar o prazo para autorização do glifosato até contar com a opinião da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA), identidade que tem a última palavra sobre a legislação comunitária. Estima-se que nos 18 meses de tempo extra, a ECHA poderá dar o seu parecer.

O Parlamento Europeu apoiava a autorização do glifosato, mas apenas por sete anos e para uso profissional. O Copa-Cogeca é favor da prorrogação por 15 anos, tal como proposto de início pela CE. Entre os Estados-membros não se atingiu a maioria suficiente para prorrogar ou não a autorização. 

Fonte: Agrodigital

 
 
29-06-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares