Notícias > Segunda ronda de negociações do Acordo Global UE-México no próximo Outono
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Segunda ronda de negociações do Acordo Global UE-México no próximo Outono

A segunda ronda de negociações para a modernização do Acordo Parceria Económica, Concertação Política e Cooperação entre a União Europeia e o México, que está em vigor desde 01 de Outubro de 2010, decorre em Outono desde ano, no México.

Do ponto de vista económico, a actualização do Acordo Global pretende adaptar as relações entre ambas as partes às novas realidades em matéria de intercâmbios e de investimentos.

A União Europeia (UE) e o México celebraram em Bruxelas, nos dias 13 e 14 de Junho, a primeira ronda de negociações, cujo encontro centrou-se nos métodos de organização do trabalho e no conteúdo do novo acordo.

Segundo a informação do Boletim Informativo do ICEX, Espanha apoiou, desde o primeiro momento, este processo. A evolução da exportação espanhola de frutas e hortícolas frescas para o México foi negativa nos últimos anos, passando de 1.084 toneladas em 2010 para 12 toneladas em 2015. Em valor a exportação em 2010 totalizou 840.740 euros e em 2015, 81.4134 euros.

Em 2016, nos primeiros quatro meses do ano, as exportações de frutas e hortícolas frescas para o México foram praticamente nulas, situando-se em sete toneladas por um valor de 51.202 euros.

A FEPEX prevê uma ligeira recuperação das exportações a partir desta semana, com a entrada em vigor do novo programa de exportação de fruta de caroço da Extremadura, principalmente de ameixa, na qual a Associação de Fruticultores da Extremadura tem a contrapartida de quem assume os gastos derivados da sua aplicação.

O inspector mexicano, responsável pelo controlo, deu início na Extremadura à inspecção dos primeiros envios.


Fonte: Agrodigital

 
 
06-09-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares