Notícias > Acordo de Livre Comércio UE-Canadá favorecia exportações de frutas e hortícolas comunitárias
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Acordo de Livre Comércio UE-Canadá favorecia exportações de frutas e hortícolas comunitárias

A exportação comunitária de frutas e hortícolas frescas para o Canadá em 2015 totalizou 78.673 toneladas, por um valor de 95 milhões de euros, correspondendo 28.173 toneladas a hortícolas e 66.758 a frutas.

Segundo o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, o Eurostat, a exportação do Canadá para a União Europeia foi de 1.779 toneladas. A exportação comunitária de frutas e hortícolas para o Canadá em 2015 caracterizou-se pela sua diversidade, sendo os principais produtos em hortícolas: tomates, cebolas, alhos, pepinos, cogumelos, beringelas e feijão, entre outros. Em frutas foram os citrinos, maçãs, pêras, ameixas, e kiwis, entre outras.

Em 2016, e segundo os últimos dados do Eurostat, disponíveis até o mês de Agosto, a exportação da União Europeia para o Canadá ascendeu a 39.914 toneladas, mais dois por cento que o mesmo período de 2015, sendo o kiwi, citrinos e maçã as principais frutas exportadas. Em valor, os envios do Canadá até Agosto deste ano totalizaram 51.397 toneladas, mais 16 por cento frente ao período homólogo de 2015.

A exportação de frutas e hortícolas do Canadá para a União Europeia é praticamente inexistente, com um total de 1.779 toneladas, limitando-se a alguns frutos vermelhos e maçã, dados que demonstram o potencial do mercado para os produtos comunitários.

O Acordo de Libre Comércio da União Europeia e Canadá, concluído em 2014, é notícia devido à paralisação do processo de retificação. Para a FEPEX, a ratificação do mesmo impulsionaria as exportações espanholas para o mercado canadiano após a entrada da aplicação do desmantelamento alfandegário previsto e deveria contribuir também para dinamizar os envios para os Estados Unidos da América. 

Fonte: Agrodigital

 
 
28-10-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares