Notícias > INE: Diminuição na produção de azeitona para azeite e milho
  Voltar Imprimir
 

 

 
  INE: Diminuição na produção de azeitona para azeite e milho

As previsões agrícolas de Dezembro de 2016, do Instituto Nacional de Estatísticas apontam para uma diminuição significativa na produção de azeitona para azeite, de -20 por cento, numa campanha onde as condições climatéricas da Primavera prejudicaram o normal vingamento do fruto, sobretudo nos olivais tradicionais de sequeiro.

 

Na castanha, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) prevê uma produção próxima das 26 mil toneladas, uma das melhores da última década, enquanto para o milho, cuja diminuição da área semeada em conjunto com uma menor produtividade determinaram uma redução da produção de -1,5 por cento, pode vir a registar o valor mais baixo dos últimos cinco ano, pouco acima das 700 mil toneladas.

 

Quanto ao início da campanha dos cereais de Outono/Inverno, não se verificam problemas na preparação dos terrenos para a sementeira das culturas, observando-se uma germinação regular na maioria das searas.

 

Para a produção de leite e lacticínios, a recolha de leite de vaca foi de 139,5 mil toneladas, o que representa um decréscimo de 6,0 por cento. A produção total de lacticínios apresentou uma ligeira descida de 0,3 por cento devido ao menor volume de manteiga, de -23.2 por cento; leites acidificados, de -13,5 por cento e nata para consumo, de -2,8 por cento, segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE, disponível em anexo.


Fonte: INE 

 
 
22-12-2016
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares