Notícias > CIC prevê menor colheita de cereais mas oferta superior a 2.500 milhões de toneladas
  Voltar Imprimir
 

 

 
  CIC prevê menor colheita de cereais mas oferta superior a 2.500 milhões de toneladas

O Conselho Internacional de Cereais apresentou as primeiras previsões de colheita de cereais na campanha de comercialização 2017/2018. Estima-se uma produção de 2.050 milhões de toneladas, 2,7 por cento inferior ao recorde da campanha anterior, com colheitas reduzidas de trigo e milho.


Apesar da menor produção, esta descida será compensada, em grande parte, pelo elevado nível das existências de início, que são sete por cento superiores às da campanha anterior e alcançando 513 milhões de toneladas. Em conjunto, a oferta total, apesar de 0,8 por cento mais baixa que a campanha passada, supera pela segunda campanha consecutiva, com 2.563 milhões de toneladas.

 

Para o consumo, as previsões apontam para algum aumento, sobretudo destinado a alimentos. Embora as existências possam vir a diminuir pela primeira vez em cinco anos, mantêm-se os níveis relativamente elevados e os principais exportadores continuam a contar com reservas superiores à média. O comércio permanece volumoso e a humilde redução anual é atribuída à queda das importações de trigo por parte da Índia e de cevada e sorgo por parte da China.

 

Estima-se uma nova colheita recorde de soja em 2017/2018, chegando a 345 milhões de toneladas e refletindo a ampliação de superfícies em vários produtores-chave. Ainda assim, as existências podem vir a cair devido ao aumento notável do consumo total.

 

Fonte: Agrodigital

 
 
04-04-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares