Notícias > INE prevê uma campanha de cereais de Outono/Inverno com produtividades acima da média dos últimos cinco anos
  Voltar Imprimir
 

 

 
  INE prevê uma campanha de cereais de Outono/Inverno com produtividades acima da média dos últimos cinco anos

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística em 31 de Março apontam para uma campanha de cereais e Outono/Inverno com produtividades acima da média dos últimos cinco anos, entre cinco por cento no centeio e 20 por cento no trigo mole.

As plantações de batata têm decorrido com normalidade, estando as de sequeiro quase no final, esperando-se que a superfície ocupada por esta cultura seja idêntica à de 2016, de 23 mil hectares.

Em relação ao peso limpo de gado abatido e aprovado para consumo em Fevereiro de 2017 foi de 34.559 toneladas, o que correspondeu a um decréscimo de 11,3 por cento devido ao menor volume de abate em todas as espécies.

Para a produção de leite e produtos lácteos, o Instituto Nacional de Estatística (INE) avança que a recolha de leite de vaca foi de 144,2 mil toneladas, oque representa um decréscimo de 6,4 por cento. A produção total de lacticínios diminuiu 8,1 por cento devido, sobretudo, a menor volume de leite para consumo, -8,4 por cento.

Em Março de 2016, as variações de maior amplitude no índice de preços de produtos agrícolas no produtor ocorreram nos suínos, mais 35,7 por cento, na batata mais 30,1 por cento; nos ovos mais 23,9 por cento; no azeite a granel mais 20,3 por cento e nos hortícolas frescos menos 23,3 por cento. No que diz respeito ao mês anterior, as variações mais significativas foram observadas nos ovos, mais 10,3 por cento, nos suínos, mais 7,9 por cento, nos frutos menos 16,6 e nas plantas e flores, menos 11,2 por cento.

O INE avança ainda que em Dezembro de 2016 foi observado um aumento no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e no índice de preços de bens e serviços de investimento de 0,9 e de 0,7 por cento, respectivamente.

Em comparação com o mês anterior, verificou-se um acréscimo de 0,5 por cento no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento não assinalou qualquer variação.

Anexo: INE-Boletim Mensal de Agricultura e Pescas Abril 2017

Fonte: INE

 
 
15-05-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares