Notícias > Comercialização de vinho Madeira aumenta em quantidade mas cai em valor
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Comercialização de vinho Madeira aumenta em quantidade mas cai em valor


A comercialização de vinho generoso Madeira rondou os 757 mil litros no segundo trimestre de 2017, o que se traduziu em receitas de primeira venda de 4,3 milhões de euros. Comparativamente ao período homólogo, registou-se um aumento de 5,5% na quantidade e um decréscimo de 5,9% no valor, segundo os dados do IVBAM – Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

Os acréscimos observados no trimestre em referência no valor comercializado para os mercados nacional (+7,4%) e extra-comunitário (+12,2%) não foram suficientes para compensar a quebra no mercado comunitário (-22,4%). Contrariamente, ao nível das quantidades comercializadas, o crescimento nos mercados nacional (+12,2%) e extra-comunitário (+23,5%) anularam a redução no mercado comunitário (-4,2%).

Analisando a informação do primeiro semestre de 2017, observa-se que tanto a quantidade comercializada como o valor de primeira venda apresentaram variações homólogas positivas de +8,6% e de +3,0% respectivamente. Este aumento nas quantidades foi transversal a todos os mercados: o extra-comunitário cresceu 29,9%, o nacional 10,3% e o comunitário 1,0%.

Valor de primeira venda sobe

O incremento no valor de primeira venda foi sustentado pelos acréscimos no mercado extra-comunitário (+20,1%) e no mercado nacional (+9,5%) que compensaram a quebra no mercado intra-comunitário (-9,7%).

Nos primeiros seis meses do ano, e por comparação com o mesmo período de 2016, é de realçar o crescimento nas vendas para o Continente (+85,2% nas quantidades e +67,8% em valor) e para o mercado japonês (+56,2% nas quantidades e +28,0% em valor), bem como a redução de vendas para o mercado britânico (-35,1% em quantidade e ‑51,7% em valor).


Fonte: Agricultura e Mar


 
 
12-07-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares