Notícias > Mais fruta, verduras e leite para as escolas portuguesas
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Mais fruta, verduras e leite para as escolas portuguesas


Portugal vai receber 5,5 milhões de euros da União Europeia para distribuir mais fruta, verduras e leite nas escolas. A nova resolução tem efeito a partir do próximo ano letivo.

Do orçamento total, 3,3 três milhões de euros são destinado à distribuição de frutas e verduras e 2,2 milhões à distribuição de leite.

Os apoios dão prioridade aos alimentos frescos. Os produtos transformados - como sopa, compotas de fruta, sumos, iogurtes e queijo - podem também ser distribuídos, se essa opção for aprovada pelas autoridades sanitárias nacionais.

A adição de açúcar, sal e gordura não está autorizada, exceto se as autoridades nacionais de saúde permitirem quantidades limitadas.

A medida surge no seguimento da aprovação do novo regime escolar de distribuição de fruta, verduras e leite da União Europeia, aprovado esta segunda-feira, no Parlamento Europeu.

No total, vão ser disponibilizados 250 milhões de euros para a distribuição destes alimentos nas escolas dos países europeus.

O apoio financeiro está disponível para todos os 28 Estados-membros, mas a participação é opcional. Até ao momento todos os países indicaram querer participar.

Os Estados-Membros podem optar por adquirir “produtos locais ou regionais, produtos biológicos, circuitos de abastecimento curtos, benefícios ambientais e regimes agrícolas de qualidade”, lê-se no comunicado da Representação da Comissão Europeia em Portugal.



Fonte: Renascença

 
 
02-08-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares