Notícias > Produtores europeus pedem medidas urgentes para apoiar mercado do arroz
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Produtores europeus pedem medidas urgentes para apoiar mercado do arroz


Oito países da Europa produtores de arroz, entre os quais Portugal, pediram à Comissão Europeia o estabelecimento de medidas urgentes para apoiar o mercado europeu de arroz.

A iniciativa envolve, para além de Portugal, a Itália, França, Espanha, Bulgária, Grécia, Hungria e Roménia. Os respetivos ministros da Agricultura assinaram um documento estratégico com quatro pedidos fundamentais, incluindo a salvaguarda de cláusulas de importação de países menos desenvolvidos, o reconhecimento da especificidade do sector na nova Política Agrícola Comum, a promoção do consumo de arroz europeu através da sua identificação nos rótulos e a realização de estudos sobre os efeitos destes sistemas em países menos desenvolvidos.

De acordo com uma análise recente, desde 1 de setembro de 2009, quando se deu a total liberalização das importações, a taxa de importação de arroz aumentou 65%, chegando a um valor recorde de 1,34 milhões de toneladas em 2015/2016. No mesmo período, houve também um aumento de 45% na importação de arroz em pequenas embalagens, enquanto os stocks na Europa atingiram os níveis recorde de 586 mil toneladas, 30% da produção da União Europeia.


Fonte: Revista Grande Consumo

 
 
04-08-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares