Notícias > Exportações de vinho para Angola recuperam a crescer 136% no primeiro semestre
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Exportações de vinho para Angola recuperam a crescer 136% no primeiro semestre


O crescimento das exportações de vinho no primeiro semestre de 2017 atingiu a fasquia dos 10%, revela o Ministério da Agricultura, salientando que “mais espetacular foi a recuperação do mercado angolano, onde o aumento face ao período homólogo foi de 136%”.

Relativamente ao crescimento das exportações para países terceiros, o Ministério destaca um crescimento de 25%, para o qual “muito contribuiu a dinâmica dos mercados emergentes. Neste domínio, salienta-se a recuperação de quotas de mercados que no ano passado registaram quedas acentuadas, como é o caso da China, que agora regista uma recuperação de 29%, e do Brasil, com uma recuperação de 79%”.

“A afirmação do sector do vinho nos mercados estrangeiros é uma evidência”, diz o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, que atribui esta performance “a um cada vez maior reconhecimento da qualidade e da diversidade dos vinhos portugueses, para os quais os produtores têm seguido uma estratégia determinada de investimento na inovação”.

Vinho português em mais de 150 países

Presentes em mais de 150 países, os vinhos portugueses recuperaram também no plano interno, com as vendas a crescerem 3% no primeiro semestre. Para o secretário de Estado Luís Vieira, “este aumento de vendas no mercado nacional está seguramente ligado ao crescimento do turismo, associado à recuperação do sector da restauração, que apresenta um aumento de vendas de 17,6%”.

Regista-se ainda um aumento de valor de 6,5% para os vinhos certificados, facto que Luís Vieira assinala “com grande satisfação, revelador da cada vez maior valorização dos nossos vinhos”. O aumento das exportações do sector do vinho acompanhou o crescimento das exportações do sector agro-alimentar, que registam um aumento de 15% no primeiro semestre deste ano.

De salientar ainda que o aumento da produção esperado para este ano é de 10%, indo ao encontro do crescimento da procura.



Fonte: Agricultura e Mar

 
 
21-08-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares