Notícias > Zona demarcada do insecto do Citrus Greening tem mapa actualizado
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Zona demarcada do insecto do Citrus Greening tem mapa actualizado


A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária atualizou o mapa bem como a lista de freguesias que integram total ou parcialmente a zona demarcada respeitante a Trioza erytreae, o inseto vetor da doença Citrus Greening.

Relembre-se que a DGAV tinha já divulgado o Plano de Contingência para controlo dos agentes causais da doença Citrus Greening. O Plano tem como objetivo estabelecer procedimentos com vista a garantir uma rápida e eficaz resposta em caso de deteção da doença em Portugal e controlo dos insetos vetores.

São objetivos primordiais deste Plano de Contingência, o reforço da prospeção dos vetores tidos como inexistentes em todo o território e de Trioza erytreae nas zonas livres, a deteção precoce da doença à escala nacional, quer em plantas hospedeiras, quer nos exemplares de Trioza erytreae ou outros vetores capturados, e a definição das medidas fitossanitárias a aplicar com vista à erradicação da doença em caso da sua deteção.

Pode consultar o Plano de Contingência aqui.



Uma das mais graves doenças dos citrinos

A doença vulgarmente conhecida como Huanglongbing (HLB), ou ainda por Citrus Greening, é uma das mais graves e destrutivas doenças dos citrinos, responsável por sérias quebras de produção em inúmeros países dos continentes africano, asiático e, mais recentemente, também no continente americano. Trata-se de uma doença fatal, para a qual não existe atualmente cura, e, uma vez a planta infetada, produz frutos amargos, rijos, disformes, incomestíveis, acabando por morrer poucos anos após a infeção, refere o Plano.


Ver também:

DGAV divulga Plano de Contingência para controlo da doença de Citrus Greening






Fonte: Agricultura e Mar Actual

 
 
20-10-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares