Notícias > Continua o alto rendimento das exportações agro-alimentares da UE
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Continua o alto rendimento das exportações agro-alimentares da UE


Publicado pela Comissão Europeia, o último relatório mensal relativo ao comércio mostra que as exportações agroalimentares europeias continuaram fortes em Agosto de 2017, o que aumenta ainda mais a balança comercial para 2400 milhões de euros.


As exportações agroalimentares europeias atingiram os 11500 milhões de euros em Agosto de 2017, o que representa um aumento de 8% em comparação a Julho de 2017. Os maiores aumentos nas exportações ocorreram para a Rússia e para os EUA, com um crescimento adicional de 153 milhões e 108 milhões de euros em comparação a 2016.

Por sectores, as exportações de vinhos e vermutes e leite em pó aumentaram mais com, respetivamente, 130 milhões de euros e 123 milhões de euros adicionais em comparação com o ano passado.

As quedas nas exportações de trigo e de suínos foram muito menores que nos meses recentes, em (-15 milhões euros) e (-13 milhões euros), respetivamente.

As importações agroalimentares da UE também aumentaram 4% em comparação com o mesmo período do ano passado, o que implica um superavit de 2400 milhões de euros na balança comercial agroalimentar.

O relatório deste mês centra-se no comércio agroalimentar com a Rússia. Após uma redução inicial, tanto em produtos proibidos como não proibidos, as exportações da UE para a Rússia, relativas a produtos não proibidos, retomaram o crescimento e atingiram os 6299 milhões de euros no período compreendido entre setembro de 2016 e agosto de 2017, o que representa um aumento, em valor, de 14% em comparação ao período anterior. Isto torna a Rússia, atualmente, no quarto maior destino das exportações de produtos agroalimentares da UE, imediatamente antes do Japão. Graças a uma melhoria nas condições económicas da Rússia, as exportações de bebidas e produtos agroalimentares processados oriundos da UE, este ano, têm sido particularmente notáveis (milhões de euros e %): vinho (+60, +33%), licores (+53, + 43%), chocolate (+34, + 26%) e preparados alimentares (+40, + 32%).





Fonte: 3tres3


 
 
25-10-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares