Notícias > Retalho alimentar europeu cresce graças às lojas de conveniência e discount
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Retalho alimentar europeu cresce graças às lojas de conveniência e discount


Grandes mercados, como a Rússia e a Roménia, são o motor de crescimento dos bens de grande consumo na Europa. O discount e as lojas de conveniência continuam a expandir o seu alcance, de acordo com um estudo da IGD.

Nos próximos cinco anos, as vendas de bens alimentares irão crescer três vezes mais na Europa Central e de Leste comparativamente à Europa Ocidental. A indústria de retalho alimentar europeia irá crescer 3,8% ao ano, mas a taxa de crescimento no centro e leste da Europa será de 6,5%, o que compara com os 2,4% da Europa Ocidental. “Muitos retalhistas locais, incluindo o X5 Retail Group, a Lenta e os discounters, têm grandes planos de expansão para mercados como a Rússia e a Roménia, onde existe uma ligeira consolidação do mercado. Isto irá acelerar o crescimento na região”, afirma Milos Ryba, consultor na IGD.

Não obstante as grandes lojas continuarem a dominar, o discount será o mais dinâmico em termos de crescimento das vendas em 2022, graças à abertura de novas lojas e remodelação da rede atual. Estes operadores querem ser o destino de compras principal de mais clientes e é por isso que estão a aumentar a sua presença no centro das cidades, zonas urbanas e principais ruas comerciais. “Muitos operadores de discount irão aumentar a sua gama de produtos de forma a manterem-se relevantes para o cliente atual. Integrando opções de comida pronta e produtos premium, os discounters continuarão a atrair novos clientes e a fortalecer a sua posição no mercado”.

A fórmula de conveniência também irá ter um bom desempenho, com um forte crescimento em toda a Europa. Muitos retalhistas multiformato direcionaram os seus investimentos para a conveniência, adaptando as suas lojas e gamas de produto às necessidades locais.





Fonte: Grande Consumo

 
 
08-11-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares