Notícias > Preço dos ovos cresce 31,6% nos últimos 12 meses
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Preço dos ovos cresce 31,6% nos últimos 12 meses


O preço, no produtor, dos ovos classe L embalados já subiu 26,4% face à 50ª semana de 2016, situando-se nos 1,39 euros a dúzia. O preço dos ovos classe M chegaram esta semana aos 1,29 euros, mais 31,6% que em igual período do ano passado.

Já o preço do ovo a peso entre 60 e 68 gramas, à saída do aviário, cota-se agora a 1,33 euros, um aumento de 31,7% nos últimos 12 meses.

Segundo a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, sobre aves e ovos, referente à semana de 11 a 17 de Dezembro, “a falta de ovo no mercado europeu está a acarretar uma subida generalizada do preço dos ovos”.


Semana estável

Segundo os técnicos do SIMA, na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, continuaram a manter-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de ovo foi abundante e a procura muito animada nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro.

A oferta está a aumentar gradualmente, sendo suficiente para satisfazer a procura interna, mas insuficiente no caso da procura externa. A falta de ovo no mercado europeu está a acarretar uma subida generalizada do preço dos ovos. No que se refere às cotações, não se registaram quaisquer alterações nas duas áreas, Dão-Lafões e Litoral Centro.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias. No que se refere às cotações, registou-se uma subida das cotações máximas dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, das classes de peso S (+10 cêntimos/dúzia ) e M (+5 cêntimos/dúzia).






Fonte: Agricultura e Mar Actual

 
 
19-12-2017
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares