Notícias > França cria enquadramento legal para as guerras de preços
  Voltar Imprimir
 

 

 
  França cria enquadramento legal para as guerras de preços


O Governo francês criou uma nova peça legislativa que estipula que os produtos alimentares vendidos nos supermercados têm de ter uma margem de, pelo menos, 10%.

Trata-se de mais numa tentativa para contrariar as guerras de preços que estão a afetar o rendimento dos produtores agrícolas. Atualmente, França não permite a venda de bens alimentares abaixo do preço de custo, mas em breve irá haver este limite de 110% face a este referencial.

A nova legislação resulta das negociações iniciadas há cinco meses, entre o Governo e a indústria alimentar. Os supermercados também serão obrigados a pagar aos agricultores pelo menos o preço de custo. Atualmente, muitos produtores vendem abaixo deste preço, sobretudo quando existem excedentes. O Executivo gaulês espera, assim, que o rendimento dos agricultores melhore.

As cadeias de retalho podem ainda fazer descontos, mas estes estão limitados e não podem exceder os 34%. Já as receitas geradas com os descontos não podem ultrapassar os 25% das receitas totais anuais.





Fonte: Grande Consumo

 
 
03-01-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares