Notícias > Clima de incerteza sobre novas barreiras comercias ao aço por parte dos EUA. China pode limitar soja americana como resposta à sobretaxa dos EUA
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Clima de incerteza sobre novas barreiras comercias ao aço por parte dos EUA. China pode limitar soja americana como resposta à sobretaxa dos EUA


Produtora de metade do aço mundial, a China indica pela primeira vez que pode responder às taxas americanas com medidas retaliatórias. Em comunicado, o Ministério do Comércio de Pequim indicou que vai "defender de forma firme seus interesses".

Um dos receios é de que a China possa retaliar com barreiras à soja. EUA e Brasil concorrem pelo mercado chinês de soja e qualquer modificação nas regras do comércio internacional pode ter uma repercussão profunda para o setor. Apesar de insistir na via pacífica, a Europa também alertou que não está disposta a fazer concessões.

O vice-presidente da Comissão Europeia Jyirki Katainen confirmou que se as negociações fracassarem, a UE já está em conversas com outros governos para levar o caso conjunto à Organização Mundial do Comércio contra os EUA. "Queremos a lei do mais forte ou as leis internacionais?", alertou.





Fonte: Estadão

 
 
12-03-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares