Notícias > Brasil suspende venda de frango à UE
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Brasil suspende venda de frango à UE


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil suspendeu temporariamente as exportações de carne de frango da empresa BRF para a União Europeia. Esta medida é uma resposta à terceira fase da chamada Operação Carne Fraca, que em 2017 veio denunciar mais de 30 empresas brasileiras de vender carne adulterada.

De acordo com o Ministério da Agricultura brasileiro, “na próxima semana, técnicos do Ministério da Agricultura irão até Bruxelas para reunião com autoridades sanitárias da União Europeia. A expectativa é que, após o encontro, a medida seja reavaliada.”

A região de Santa Catarina, no Brasil, onde está sediada a BRF, é a segunda maior produtora de aves do país e no último ano enviou para a União Europeia cerca de 147,8 mil toneladas de carne de aves, gerando uma faturação de cerca de 364 milhões de dólares.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) já veio, entretanto, pronunciar-se, pedindo ao Ministério da Agricultura do Brasil uma resposta rápida para que se retomem as exportações para a União Europeia, que nos últimos dez anos importou cerca de 5 milhões de toneladas de carne de frango do Brasil.

A Operação Carne Fraca deflagrou há cerca de um ano e veio denunciar várias fraudes cometidas por produtores pecuários do Brasil, tendo já originado 91 ordens judiciais em cinco estados do país.






Fonte: Vida Rural

 
 
21-03-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares