Notícias > Produção histórica de azeite e redução da área de cereais de outono/inverno
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Produção histórica de azeite e redução da área de cereais de outono/inverno


As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 28 de fevereiro, apontam para uma produção histórica de azeite, que deve ultrapassar os 1,3 milhões de hectolitros, na sua maioria com baixo teor de acidez e boas características organoléticas.

Para os cereais de outono/invento, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) indica que a seca prolongada reduziu a oportunidade para a realização das sementeiras e aumentou o risco associado à sua instalação, com uma diminuição geral nas áreas, 5 % no centeio, 10 % na cevada, 15 % no trigo mole e triticale e 20 % no trigo duro. Para a aveia prevê-se uma produtividade de 1,2 toneladas, -5 % em relação a 2017.

Verifica-se aumentos nos abates de bovinos, de mais 7,6 %, para os suínos mais 3,8 % e nos caprinos mais 55,1 pontos percentuais (p.p.). O volume de produção de frangos subiu 6,3 %, mais 8 % em dezembro, com 24.340 toneladas produzidas, seguido por um acréscimo do número de cabeças em 3,5 %, mais 3,6 % em dezembro. A produção de ovos de galinha para consumo passou por um crescimento de 11,3 %, com 9.585 toneladas produzidas.

Em relação à produção de leite e produtos lácteos, o INE indica que a recolha de leite de vaca atingiu 159,7 mil toneladas, o que significa um acréscimo de 4,3 % e a produção total de lacticínios foi superior à do mês homólogo em 9,5 %, mais 10,8 % em dezembro, devido a uma maior produção, tanto de produtos frescos como dos transformados.

Quanto aos índices de preços agrícolas, em fevereiro de 2018, as maiores variações no produtor foram nos ovinos e caprinos, de mais 18,6 %; nos ovos, mais 14,5 % e na batata, -58,1 por cento.






Fonte: Agrotec / INE

 
 
26-03-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares