Notícias > Vendas de arroz no retalho em crescimento
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Vendas de arroz no retalho em crescimento


Três dos quatro principais tipos de arroz no mercado nacional – agulha, carolino e basmati – estão a perder terreno para as variedades étnicas – risotto, selvagem, sushi e thai.

Em crescimento, no último ano, estão ainda o arroz vaporizado (+2%) – que já representa dez por cento do total das vendas de arroz – e o integral (+19%).

As especialidades registam «crescimentos muito significativos, mesmo com preços mais elevados, comprovando uma maior procura por produtos premium e uma performance muito positiva dos segmentos mais caros», explica Tiago Rodrigues, Sales Consultant Manager da consultora Nielsen.

Esta tendência além de «atenuar os decréscimos» verificados nas vendas de arroz nos últimos cinco anos, ajuda a valorizar a categoria.

Com as especialidades a saltarem com mais frequência para as cestas de compra dos consumidores (mais caras que as variedades tradicionais), as vendas de arroz nos espaços de retalho desceram em quantidade (-3%) mas aumentaram em valor (+2) até janeiro, face aos 12 meses anteriores, para 75,5 milhões de euros.

O que leva Tiago Rodrigues a aconselhar os fabricantes a apostar em segmentos que acrescentem valor à categoria e a entregarem ao consumidor aquilo que procura: qualidade, inovação e saúde.

Presente em 93% dos lares nacionais, o arroz levou, em média, as famílias 11 vezes aos supermercados no último ano. Em cada compra, gastaram 1,54 euros.






Fonte: Tecnoalimentar / Hipersuper 

 
 
24-04-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares