Notícias > Conselho Internacional do Café pede que EUA reconsiderem a saída do Acordo Internacional do Café assinado em 2007
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Conselho Internacional do Café pede que EUA reconsiderem a saída do Acordo Internacional do Café assinado em 2007


O Conselho Internacional do Café (ICC) está convidar o governo dos Estados Unidos a reconsiderar sua saída planeada do Acordo Internacional do Café de 2007. O Conselho também pretende enviar uma delegação de alto nível da Organização Internacional do Café (OIC) para se reunir com autoridades do país norte-americano em maio de 2018.

A OIC é o grupo intergovernamental responsável pela administração do acordo internacional sobre commodities entre países produtores e consumidores de café, cujo objetivo é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável.

Na 121ª Sessão do Conselho, que aconteceu entre 9 e 13 de abril, na Cidade do México, o Diretor Executivo da OIC, José Sette, informou que a 29 de março, o Secretariado da OIC recebeu uma comunicação dos EUA anunciando sua retirada do Acordo Internacional do Café de 2007. De acordo com as disposições do Acordo, a retirada entraria em vigor em 27 de junho de 2018.

Sette apresentou uma resolução lamentando a retirada e apelando os EUA a reconsiderar sua decisão, que foi aprovada pelos membros do Conselho após uma pequena inclusão. Além disso, a inclusão acrescentou as palavras "e respetivas organizações do setor privado" no apelo para pedir aos seus Governos Membros que encorajem os EUA a continuar um Membro da OIC.

A resolução reconhece os EUA como uma das forças motrizes por trás da fundação da OIC, em seu papel ativo no crescimento subsequente do grupo. Também reconhece que os EUA são o maior consumidor de café do mundo, tendo um impacto econômico anual superior a US $ 225 biliões, gerando mais de 1,6 milhão de empregos.

A Associação Nacional do Café e a Associação de Cafés Especiais, grupos que representam o setor cafeeiro nos Estados Unidos, apoiam a continuidade da filiação do país na OIC. O Conselho também concordou em enviar a delegação de alto nível da OIC, composta pelo Presidente do Conselho, Sette e Membros interessados, para os EUA em maio.





Fonte: Café Point

 
 
10-05-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares