Notícias > Rússia: boas perspectivas para exportações de trigo
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Rússia: boas perspectivas para exportações de trigo


Os dados do Ministério da Agricultura da Rússia mostram que as exportações de trigo aumentaram quase 50%, permitindo ao país manter-se como primeiro exportador mundial.


Segundo publicado pelo boletim de notícias do exterior, espanhol, o total de exportações de trigo da Rússia para os países que não se encontram na esfera da Confederação de Estados Independentes (CIS) aumentou, até 33,7 Mt em 2017-2018, 43%. A capacidade da Rússia, segundo o Instituto de Estudos de Mercado, não está esgotada, já que estima que o volume de exportações de trigo poderá chegar aos 40 Mt. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, a Rússia controla na atualidade 22% do mercado mundial de trigo, com a UE com 14% e o EUA com 13%.

Para os próximos anos, a Rússia dispõe da possibilidade de poder ampliar a sua terra cultivável, que o Ministério da Agricultura estima em, pelo mehos, 10M de hectares que poderiam ser recuperadas para a cultura.

Deste modo o Ministério preparou novas propostas de leis de modo a simplificar os procedimentos para a recuperação de terras abandonadas, aumentado os impostos no caso de não serem utilizadas, aumentando os orçamentos para financiar o sector e confia em dispôr de mais fundos para os destinar ao desenvolvimento rural, créditos preferenciais a curto prazo e modernização de maquinaria e equipamentos.

Segundo o perito económico Maxim Rubchenko, existe outro factor favorável à Rússia: a mudança climática. Segundo recentes estudos da Universidade de Kansas, as temperaturas nas regiões produtoras de grãos da Euroásia aumentarão 1,8ºC até 2020 e 3,9ºC até 2050. Isto permitirá à Rússia, aliado a melhores tecnologias, incluir outros 57 M hectares como cultiváveis.






Fonte: 3tres3

 
 
16-05-2018
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares